segunda-feira, 27 de maio de 2013

Livro CA CC

LIVRO CIRCUITOS ELÉTRICOS

RESENHA

Este livro envolve os principais conceitos de eletricidade e métodos de análise de circuitos elétricos passivos, implementados a partir de resistores, indutores e capacitores e operando em corrente contínua e corrente alternada. Estruturado didaticamente de forma que o conteúdo e os exercícios propostos correlatos facilitem o planejamento do processo ensino-aprendizagem, atendendo as necessidades básicas de estudantes e técnicos da área elétrica.
A partir da nona edição, os textos e desenvolvimentos matemáticos foram revisados, houve atualização dos elementos tecnológicos apresentados e foram acrescentadas outras biografias de cientistas e engenheiros citados
.


Download

Livro extremamente didático usado

pelas melhores escola

técicas da baixada, SENAI ETEC

Sinopse

Este livro foi elaborado para atender aos cursos da área elétrica que adotam a metodologia de ensino orientada por projetos e requerem um plano de ensino estruturado. Os conceitos são tratados de forma que o aluno chegue a conclusões antes mesmo que elas sejam apresentadas, desenvolvendo o raciocínio e a habilidade para lidar com os circuitos elétricos.

O projeto gráfico do livro está baseado em uma diagramação moderna, cujo texto é permeado de ilustrações informativas que auxiliam a assimilação do conteúdo estudado. Está estruturado em vinte capítulos, cada um abordando um conteúdo completo e resguardando a dependência entre eles.
Ao final de cada capítulo há uma relação de exercícios propostos ordenados em conformidade com os seus tópicos para facilitar a preparação das aulas, bem como o plano de ensino da disciplina.

O livro trata basicamente da análise de circuitos elétricos em corrente contínua e corrente alternada, envolvendo os principais dispositivos passivos, a saber: o resistor, o capacitor e o indutor.

Os capítulos que tratam de circuitos em corrente contínua são objetivos e utilizam sempre dispositivos de valores comerciais. Nos capítulos que tratam de circuitos em corrente alternada, foi privilegiado o tratamento matemático por números complexos, já que ele oferece mais segurança e riqueza de informações, com tratamento fasorial simultâneo, que facilita a visualização dos fenômenos analisados.

Além disso, os dispositivos duais, o indutor e o capacitor, são analisados simultaneamente em corrente alternada, facilitando a compreensão dos seus comportamentos elétricos e a comparação entre eles.

A análise do comportamento dos dispositivos indutivos e capacitivos foi também aprofundada por meio do estudo de seus modelamentos e de uma abordagem mais completa dos circuitos de sintonia e dos filtros passivos.

Como elemento motivador, o livro apresenta um circuito aplicativo, o divisor de frequências de áudio, que será analisado de várias formas diferentes em conformidade com o conteúdo explorado, até a sua completa compreensão e condição de projeto.

Para a nona edição foi atualizada informações relativas a aplicações de conceitos abordados, imagens de equipamentos de bancada e instrumentos de medidas. Também foram acrescentadas diversas biografias de cientistas que participaram da história do desenvolvimento da eletricidade.