domingo, 19 de maio de 2013

Economia na conta de luz

Economia na conta de luz




Agora vou tentar te ajudar a diminuir a sua conta de luz te mostrando alguns inimigos invisíveis que emagrecem seu bolso.
                Digo: invisíveis porque quando pensamos em economizar energia diminuímos o tempo no banho, aumentamos a quantidade de roupas na maquinas, passamos mais roupas de uma vez só sem dizer que vivemos correndo de apagar as luzes. , mas existem alguns sugadores de dinheiro que nós não vemos ou não reparamos.
                Citarei algumas não conformidades que se posto em regularidade pode ajudar a diminuir muito sua conta de luz no fim do mês


1 Instalação elétrica antiga
2 Instalações mal dimensionadas
3 Emendas
4 Umidade


1. Instalações antigas foram dimensionadas para tecnologia da época. Muitas vezes nós nos deparamos com cabos 2,5 ligando um chuveiro
e uma rede de 4 mm alimentando iluminação e tomadas e um 6 mm na alimentação da rede toda. Hoje um chuveiro comum em 220 atinge 25 ampere
se o condutor estiver embutido em alvenaria no mínimo seria necessário  um cabo 4 mm, pois embutido em alvenaria o cabo 2,5 seria usado para no máximo 24 amperes.
imagina um chuveiro e um aquecedor elétrico ligado e você ainda tem que passar roupa. Isso gera um aquecimento muito grande nos cabos e aquecimento
significa resistência elétrica. Em suma. Além do que você está vendo o que está consumindo ainda está pagando energia pelo aquecimento e pela resistência e aquecimento.
Ainda tem o problema das emendas que irei citar logo mais.




2 Uns dos problemas das reformas e instalações é que o material custa caro, então muitos construtores dimensionam a casa o mais simples possível.
Você compra uma casa que o técnico dimensionou para um chuveiro de 5500 e o seu é de 7500 ele colocou o mínimo de tomadas que a norma 5410 exige, mas não.
é suficiente para seus eletrodomésticos, você começa a usar benjamim e extensões sobrecarregando sua instalação que é nova, porém insuficiente.
voltamos ao caso da sobre carga que gera aquecimento e resistência elétrica.







3 Nos dois últimos casos falamos de emendas falamos e de aquecimento. O aquecimento gera uma reação física que é a dilatação.
os fios dos cabos aumentam seu diâmetro devido ao calor empurrando uns aos outros, porém quando eles voltam à temperatura ambiente os fios dos cabos acabam.
não voltando ao lugar e isso gera um mau contato e nesse ponto de emenda com o uso até menos da capacidade instalada ele aquece gastando dinheiro. já que toquei
no assunto os maus contatos devem ser sempre evitados, pois estes também são considerados pontos de aquecimento. existe uma maneira muito eficiente para evitar isso
estanhando as emendas.



 Exija do seu eletricista vai custar mais caro no momento mais a economia na energia será por muito tempo.


4 Umidade: muita gente não sabe mais a umidade nas tomadas, interruptores, quadro de distribuição e emendas também aumenta sua conta de luz.
a terra também é um ótimo condutor de energia e tem a resistência muito baixa quando a água molha sua tomada, por exemplo, ela por intermédio de seus sais minerais.
conduz energia para terra e essa energia você também paga.


 Evite que sua "economia" Leve seus bens matérias.




                Bom gente é isso se tiver alguém que discorde ou queira acrescentar mais alguma coisa entre em contato.
                E se você esta com alguém desses problemas consulte um eletricista de sua confiança.