quarta-feira, 15 de maio de 2013

DR

Dispositivo Diferencial Residual


O DR (Dispositivo Diferencial Residual) destina-se à proteção contra choque elétricos e princípios de incêndio. Segundo a NBR 5410:2004, é definido como um “dispositivo de seccionamento mecânico ou associação de dispositivos destinada a provocar a abertura de contatos quando a corrente diferencial residual atinge um valor dado em condições especificadas.”

O DR funciona com um sensor que mede as correntes que entram e saem no circuito (fig. 1). As duas são de mesmo valor, porém de direções contrárias em relação à carga. Chamando a corrente que entra na carga de +I e a que sai de -I, a soma das correntes é igual a zero (fig. 2). A soma só não será igual a zero se houver corrente fluindo para a terra (fig. 3), como no caso de um choque elétrico. As fugas de corrente à terra ocorrem normalmente por deficiências na isolação de fios ou por contato acidental em pontos energizados.

do à grande importância do Interruptor Diferencial Residual a NBR 5410:2004 obriga a sua instalação nos circuitos de tomadas de corrente destinados a áreas molhadas, como: cozinhas, banheiros, varandas assim como em instalações de prédios de utilização pública (shoppings centers, hospitais, supermercados, etc).

Umas das aplicações do DR é na proteção contra os riscos de acidentes apresentados pelo choque elétrico.  Os dispositivos DR são indicados para a proteção das pessoas contra uma corrente de fuga de até 30mA. Acima deste valor o dispositivo destina-se exclusivamente à proteção das instalações e equipamentos.

Outra aplicação é na proteção contra incêndio, devido a graves ocorrências envolvendo incêndios nas grandes metrópoles, com perdas humanas e materiais muito significantes. A origem geralmente é decorrente de instalações elétricas defeituosas e/ou envelhe - cidas. Em tais casos, o laudo final atribui as causas do incêndio a “curto circuito”. A origem do problema que se situa no envelhecimento das instalações elétricas ou em defeitos de conexão, que provocam fugas de corrente à terra por faiscamento.

Eletricista em São Vicente e Santos:

Reforma e instalações elétricas em geral

Claro: 9121-6075
Tim: 8209-3818
OI: 8861-9818