quarta-feira, 29 de maio de 2013

Definições Elétricas

Definições elétricas

Tensão elétrica


De uma forma talvez exageradamente simplificada, mas que atende aos nossos propósitos podemos dizer que a tensão elétrica ou diferença de potencial entre dois pontos A e B de um circuito elétrico é dada pela fórmula UAB = E / Q, onde E é a quantidade de energia necessária para movimentar a carga Q do ponto A ao ponto B.
Expressando a energia E em joule - J e a carga Q em Coulomb - C, teremos que a unidade de UAB será
J/C (joule por Coulomb), que recebe o nome de volt - V, em homenagem ao físico italiano
Alessandro Volta - 1745/1827.
Assim, a tensão elétrica ou diferença de potencial de 1volt - 1 v entre dois pontos de um circuito, deve ser entendida como sendo a necessidade de 1 joule - 1J de energia para transportar cada 1coulomb - 1C de carga elétrica entre os dois pontos considerados.
A tensão elétrica num circuito, normalmente é medida por instrumentos denominados VOLTÍMETROS, os quais são conectados em paralelo no circuito a ser medido.

Corrente elétrica


É o resultado do movimento ordenado de cargas elétricas. De uma forma simplificada, dizemos que o valor da intensidade de corrente elétrica representado por I será dado por I = Q / ∆ t, onde Q é a carga elétrica total que flui por um determinado ponto de um condutor, durante o intervalo de tempo t.
A unidade de intensidade de corrente elétrica é o ampère - A, correspondente ao fluxo de
1 Coulomb - 1C em 1 segundo - 1s, ou seja, 1 A = 1C/s.
E conveniente ressaltar que é a existência de tensão elétrica, que propicia a existência do fluxo ordenado de cargas - a corrente elétrica, ou seja, a CORRENTE ELÉTRICA é uma consequência da TENSÃO ELÉTRICA.
Isto pode ser expresso pela fórmula I = U / R, onde R é uma constante do condutor, denominada RESISTÊNCIA ELÉTRICA expressa numa unidade denominada ohm - Ω.
Aplicando-se uma TENSÃO ELÉTRICA de 1 volt - 1 v aos terminais de um condutor de RESISTENCIA ELÉTRICA de
1 ohm - 1Ω, obteremos uma CORRENTE ELÉTRICA de 1 ampère - 1A.
A fórmula I = U / R, é conhecida como a primeira lei de Ohm - em homenagem ao cientista alemão Georg Simon Ohm - que a enunciou em 1820.

Resistividade Elétrica


A RESISTENCIA ELÉTRICA pode ser entendida como a oposição do CONDUTOR à passagem de CORRENTE ELÉTRICA. É claro que, para uma determinada TENSÃO ELÉTRICA, quanto maior o valor da RESISTENCIA ELÉTRICA, tanto menor será o valor da intensidade de CORRENTE ELÉTRICA.
A RESISTENCIA ELÉTRICA de um condutor é calculada de uma formula fórmula.